domingo, 17 de agosto de 2014

Baden Baden 15 Anos

Hoje o Marcos e eu tomamos juntos esta Baden Baden:


Procedência: Brasil
Teor alcoólico: 6,7% vol.
Descrição no rótulo: Cerveja puro malte forte tipo Heller Bock
Ingredientes: água, malte, lúpulo e antioxidante INS 316.
Recipiente: garrafa (600 mL)
Vai bem com: "carne de porco, eisbein (joelho de porco), pancetta, bisteca, salsichas e embutidos, queijos gouda, gruyère, parmesão e grana padano."
Onde foi comprada: Pão de Açúcar da rua Prof. Serafim Orlandi, São Paulo.
Preço: R$14,90

Nossa opinião: no copo, líquido âmbar e translúcido, com espuma cremosa e perene. O cheiro é adocicado, lembrando frutas passas. No gole, fica bem evidente o sabor doce (chegando a ser exagerado) e o álcool. O lúpulo fica meio escondido (o que é decepcionante, porque uma das características anunciadas na embalagem é o lúpulo brasileiro, o que nos faz esperar um aroma e sabor bem lupulados) e o amargor fica mais por conta da secura do álcool competindo com o adocicado exagerado do malte. Sem surpresas no retrogosto também.

Quando começamos a bebê-la, ela já não estava muito gelada (a temperatura sugerida para serviço é entre 4° C e 6° C). Imagino que se tivéssemos começado com ela gelada e ela fosse esquentando ao longo da degustação, de início pareceria meio insossa, sem muito aroma de frutas e com álcool mais difícil de detectar, mas de qualquer forma depois teríamos a decepção de sentir apenas doçura e álcool ocultando qualquer outra possível nuance, que foi o que aconteceu logo de cara.

No geral, é uma cerveja com poucas e exageradas características. Não é complexa ― ou talvez nós é que estejamos mal acostumados por outros rótulos e produtores (ou ambos). Esperávamos mais de um rótulo comemorativo de uma boa cervejaria. Eu particularmente acho que teria sido melhor se a Chocolate Beer fosse rotulada como edição de aniversário no lugar desta.

Links:


Obs.: atenção especial à avaliação de Omidi Toge na página do Brejas. Li outros reviews na internet e no próprio Brejas e a impressão que me deu é a de que poucos têm "coragem" para falar mal da Baden Baden por ela ser uma cervejaria bem estabelecida no mercado brasileiro ou mesmo por terem pouca acurácia na degustação e confiarem demais numa marca que tem boa imagem.

Nenhum comentário: