quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Eisenbahn Weihnachts Ale


Procedência: Brasil
Teor alcoólico: 6,3% vol.
Descrição no rótulo: cerveja puro malte forte tipo ale
Ingredientes: água, malte e lúpulo.
Recipiente: long neck (355 mL)
Vai bem com: assados, carnes condimentadas, carnes de caça.
Onde foi comprada: Pão de Açúcar da rua Prof. Serafim Orlandi, São Paulo.
Preço: R$5,59

Minha opinião: é uma cerveja bonita; o líquido é âmbar, escuro, encimado por uma espuma clara e de média duração. Desprende um aroma doce e frutado, com presença de cravo e laranja. O sabor é complexo, uma mistura nuances sutis: algo de frutas oleaginosas, frutas secas, ácido cítrico e um toque mais amadeirado. Me lembra uma pale ale no final do gole, que é mais seco. O álcool é perceptível, pois sobe um pouco para o nariz.

Segundo o rótulo, é uma cerveja sazonal, feita de novembro a dezembro. Assim como a Baden Baden Christmas, é boa para acompanhar as festas de fim de ano, mas de outra forma. Enquanto a Baden Baden tem como propósito fazer as vezes do champanhe e é melhor para acompanhar comidas leves, a Eisenbahn, encorpada na medida certa, saborosa e cheirosa, vai melhor com carnes vermelhas e condimentadas. 

Eu gosto das duas, acho que ambas têm papéis distintos e não vejo conflito (por isso mesmo não posso dizer se uma é melhor do que a outra). 

Links:


Obs.: em dezembro último tomei a Baden Baden Christmas 8ª edição e gostaria de fazer um pequeno update: a cerveja está diferente, menos champanhe (cor de palha, azedinha e suave) e mais cerveja convencional (mais escura, menos ácida e carbonatada, mais lupulada). Pessoalmente, não gostei muito. Leia aqui o que acho da tendência em não ser convencional que vejo nas Baden Baden. 

Nenhum comentário: