quinta-feira, 11 de junho de 2015

Leffe Radieuse


Procedência: Bélgica
Teor alcoólico: 8,2% vol.
Descrição no rótulo: Cerveja forte escura sabor de laranja e coriander
Ingredientes: água, malte de cevada, cereais não mateados, lúpulo, cascas de laranja e coriander.
Recipiente: long neck (330 mL)
Vai bem com: carnes de caça, mais fortes e adocicadas.
Onde foi comprada: Angeloni Supermercados, Jaraguá do Sul.
Preço: R$9,85

Minha opinião: havia tempo que queria provar esta cerveja porque li e ouvi falar muito bem dela, mas dificilmente a encontrava em supermercados em São Paulo e, quando encontrava, custava mais do que estava disposta a pagar. Tive a felicidade de encontrá-la em Jaraguá do Sul, a um preço pagável (mas não compatível, como pode ser visto abaixo).

Ao colocar no copo, forma espuma bege e duradoura que desprende um aroma suave, com notas de caramelo e frutas vermelhas. Líquido translúcido, com cor entre o mogno e o âmbar. No paladar, as frutas — especialmente morango e framboesa — aparecem mais e o caramelo fica escondido. O coentro não deu as caras. Peca pelo álcool mal inserido, que se revela no final do gole com aquele amarguinho não muito agradável que mata o dulçor suave que predominava até então. Não parece que tem 8,2%, mas se bebesse sem olhar o rótulo arriscaria dizer que tem uns 6,5% a 7,0%.

Uma coisa que me decepciona em qualquer bebida é quando espero que seja rica em sabores e aromas e ela se revela toda logo de cara, sem camadas de sabor e sem me surpreender em nada. Gosto de cervejas que me mostrem algo novo a cada gole (leia sobre a Eisenbahn Weihnachts e a Wäls 42 para saber do que estou falando), e não foi o caso aqui. Não que seja uma cerveja ruim; apenas parece que não foi feita com a expertise que eu esperava de uma belga. Em minha opinião, se custasse uns R$5,00 estaria ótimo.

Links:

Nenhum comentário: