quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Coruja Noctua Dark Edição WBeer


Procedência: Brasil
Teor alcoólico: 7,2% vol.
Descrição no rótulo: cerveja forte e escura tipo lager.
Ingredientes: água, malte de cevada, malte de trigo e lúpulos.
Recipiente: garrafa (500 mL)
Vai bem com: "carnes assadas e defumadas, queijos semiduros, charutos, chocolates amargos…"
Onde foi comprada: Coop Ribeirão Pires
Preço: R$19,90

Minha opinião: cerveja marrom escura e opaca. Forma espuma bege de média duração. Quando a coloquei no copo, estava bem gelada, então só predominou o amargo da torrefação. 

Após alguns minutos, quando a cerveja esquentou um pouco e já estava apenas fria e não gelada, ela se mostrou mais interessante. Ao agitar o copo, veio o aroma misto: predominantemente café bem torrado, amadeirado, um tantinho de toffee e algo de ameixa seca. O conjunto é atraente, até eu tomar um gole e sentir o álcool pronunciado se sobrepondo a tudo isso. A carbonatação é média/baixa. Isso somado à presença de malte de trigo lhe confere uma textura agradável. O retrogosto tem aquele amargo de quando a gente ferve a água do café misturado com o amargo agressivo do álcool, chegando a ser desagradável e encobrindo as notas do lúpulo. 

Esta é uma edição para o clube WBeer, com o diferencial de ser maturada usando lascas de carvalho que lhe conferem mais notas de madeira e possuir maior teor alcoólico (a edição tradicional possui 6,7% vol.).

A Noctua Dark é uma cerveja difícil de lidar: se estiver muito gelada, o álcool não atrapalha, mas as nuances de aroma e sabor também não aparecem. Quando esquenta um pouco, a complexidade aparece junto com os elementos desagradáveis. Não cheguei a experimentar a versão tradicional, mas aparentemente a versão WBeer trouxe, ao mesmo tempo, um elemento bom (as notas amadeiradas) e um ruim (mais álcool). Ela tem personalidade, mas lhe falta equilíbrio.

Links:

Nenhum comentário: