sábado, 18 de fevereiro de 2012

Colorado Cauim


Procedência: Brasil
Teor alcoólico: 4,5% vol.
Descrição no rótulo: Cerveja Clara Pilsen
Ingredientes: água, malte de cevada, farinha de mandioca, lúpulo e fermento.
Recipiente: garrafa (600 mL)
Vai bem com: frutos do mar, saladas e queijos de massa filada. E por que não uma porção de mandioca? Haha ;)
Onde foi comprada: Extra Mauá Plaza Shopping
Preço: R$10,79

Minha opinião: boa cerveja. Forma um creme branco de curta duração, sobre um líquido dourado escuro e translúcido. Tem um aroma gostoso, floral e fresco, e um sabor não muito diferente. O final não é muito longo, e é razoavelmente discreto.

A Cauim é feita com lúpulo tcheco, o Saaz, usado nas tradicionais representantes do estilo, como Pilsner Urquell, Czechvar e 1795. Ele é característico por proporcionar um aroma e sabor mais fresco e floral e menos amargor que os lúpulos comuns, por isso é menos amarga que as ditas pilsners nacionais (que na verdade são american pale lagers). Esta é uma ótima representante nacional do estilo pilsner por esse fator, e com um toque brasileiro, a mandioca, que lhe dá um sabor único (como acontece com todas as cervejas da Colorado).

Há muitas críticas que dizem que a Cauim é aguada e suave demais, mas é preciso lembrar-se de que o próprio estilo é naturalmente mais suave do que os outros, não havendo nada de mais nessa suavidade. Eu, que sou fã, não teria do que reclamar, não fosse o pouco de DMS que veio na minha garrafa (mas nada muito exagerado, como foi a experiência frustrada com a Baltika 7; apenas não foi uma degustação com 100% do que a cerveja poderia oferecer).

Links:

Nenhum comentário: