terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Petra Bock


Procedência: Brasil
Teor alcoólico: 6,2% vol.
Descrição no rótulo: Cerveja tipo bock.
Ingredientes: água, malte de cevada, cereais não malteados, carboidratos, corante caramelo INS 150c, lúpulo, antioxidante INS 316 e estabilizante INS 405.
Recipiente: garrafa (500 mL)
Vai bem com: carnes adocicadas, como pato, cavalo e carneiro e queijos de consistência cremosa a média e sabor frutado, como gruyère e camembert.
Onde foi comprada: Coop Ribeirão Pires
Preço: R$29,90 o kit com duas garrafas mais o copo estilizado. Só a garrafa estava por volta de R$13,00.

Minha opinião: forma uma linda espuma quase branca e bem cremosa. Tem uma cor muito bonita, vermelha escura, translúcida. O aroma é um pouco fraco, lupulado e levemente alcoólico. Não sei se eu é que esperava uma cerveja encorpada e forte como a Erdinger Pikantus, mas o caso é que minha primeira impressão foi a de que o sabor é um pouco suave demais. Apesar de nem ser tão alcoólica, o sabor do álcool é constante, acompanhado de frutas secas e caramelo. Quase não apresenta amargor, daí o final ser tão doce quanto o início, e de o retrogosto ser predominantemente alcoólico e não seco. 

Apesar de, quase que por unanimidade, combinar com carnes e sobremesas doces, resolvi fazer uma experiência e tomá-la comendo batatas com um molho de pimentas e mostarda que criei (na verdade a ideia foi copiada do Alexandre, que fez algo parecido com uma Colorado Indica, haha). A receita, pra quem quiser, está descrita aqui. A pimenta e o sal contrastaram muito bem com a doçura da cerveja, e o mel deu uma equilibrada.

Links:

Nenhum comentário: